SÃO PEDRO DE CAIÇARA, 35 ANOS DE FESTA E DE HISTÓRIA (PARTE 9)
CIRCUITO JUNINO DO BREJO, SANFONEIROS, JACKSON DO PANDEIRO E PANDEMIA (2016 a 2020)
Nos anos de 2016, 2017 e 2018, além da noite do concurso de quadrilhas e de trios, só tivemos uma noite de festa com atrações musicais. Em 2016 foi em 16 de julho com as seguintes atrações: Forró de Cabo a Rabo, Adriano José e Os Gonzagas. Em 2017 se apresentaram As Marias, Sirano e Sirino e Tony Farra no dia 01/07. Nesse ano passamos a ter uma coordenação específica para cultura ligada à Secretaria de Educação e o titular da pasta era o professor Adailton Silva.
A festa voltou a ser temática em 2018, tivemos o “São Pedro das Sanfonas”. Foi um resgate e uma homenagem à tradição sanfoneira da cidade, que tem como principais expoentes as famílias “Salvador” e “Caborges”. O pesquisador Jocelino Tomaz participou trazendo informações sobre muitos sanfoneiros que têm Caiçara como berço, alguns deles ainda pouco divulgados na sua terra natal. A festa se deu nos dias 29 e 30 de junho e os shows foram de Paroara do Acordeon, Os Três do Nordeste e Ítalo e Reno. Tivemos o “Arraiá das Sanfonas” com trios pé-de-serra no fim da tarde. A temática teve repercussão na mídia com matérias nos jornais A União e Correio da Paraíba, além de sites. Outra novidade foi o ingresso de Caiçara na rota turística “Circuito Junino do Brejo” que, além de Caiçara, abrangia os festejos de Serraria, Bananeiras, Borborema, Solânea, Belém.
Toda a Paraíba comemorou em 2019 o centenário de Jackson do Pandeiro e esse foi o tema do São Pedro daquele ano. Mais uma vez houve parceria com Jocelino Tomaz (pesquisador e divulgador da obra de Jackson) e o Grupo Atitude, ONG com ações culturais e educacionais que o mesmo coordena. Assim, tivemos uma exposição do acervo de Jocelino sobre Jackson do Pandeiro e o lançamento do seu livreto de sua autoria “100 Fatos dos 100 anos de Jackson do Pandeiro”, lançado com apoio da prefeitura de Caiçara. Nesse ano Caiçara também sediou o Festival de Quadrilhas do Brejo (15/06) e seguiu fazendo parte do “Circuito Junino do Brejo”. Os dias da festa de São Pedro foram 28 e 29 de junho com as atrações Os Filhos de Jackson, Forró de Mala e Cuia, Brasas do Forró, Forró de Cabo a Rabo e Henry Freitas. A homenagem a Jackson teve ótima repercussão na mídia com matéria da TV Cabo Branco e publicação em jornal e vários sites.
Em 2020, com a pandemia de Covid 19, não tivemos festa. Houve uma live organizada por “Ewerthynho” (TV Caiçara) com Ivanildo Sanfoneiro, a dupla Zé Artur e Emilly Raissa e participação de Jocelino falando sobre os 30 anos do São Pedro.
TEXTO E FOTOS: @jocelinotomaztv




















