Pular para o conteúdo
Início » SÃO PEDRO DE CAIÇARA, 35 ANOS DE FESTA E DE HISTÓRIA (PARTE 9)

SÃO PEDRO DE CAIÇARA, 35 ANOS DE FESTA E DE HISTÓRIA (PARTE 9)

SÃO PEDRO DE CAIÇARA, 35 ANOS DE FESTA E DE HISTÓRIA (PARTE 9)

CIRCUITO JUNINO DO BREJO, SANFONEIROS, JACKSON DO PANDEIRO E PANDEMIA (2016 a 2020)

Nos anos de 2016, 2017 e 2018, além da noite do concurso de quadrilhas e de trios, só tivemos uma noite de festa com atrações musicais. Em 2016 foi em 16 de julho com as seguintes atrações: Forró de Cabo a Rabo, Adriano José e Os Gonzagas. Em 2017 se apresentaram As Marias, Sirano e Sirino e Tony Farra no dia 01/07. Nesse ano passamos a ter uma coordenação específica para cultura ligada à Secretaria de Educação e o titular da pasta era o professor Adailton Silva.

A festa voltou a ser temática em 2018, tivemos o “São Pedro das Sanfonas”. Foi um resgate e uma homenagem à tradição sanfoneira da cidade, que tem como principais expoentes as famílias “Salvador” e “Caborges”. O pesquisador Jocelino Tomaz participou trazendo informações sobre muitos sanfoneiros que têm Caiçara como berço, alguns deles ainda pouco divulgados na sua terra natal. A festa se deu nos dias 29 e 30 de junho e os shows foram de Paroara do Acordeon, Os Três do Nordeste e Ítalo e Reno. Tivemos o “Arraiá das Sanfonas” com trios pé-de-serra no fim da tarde. A temática teve repercussão na mídia com matérias nos jornais A União e Correio da Paraíba, além de sites. Outra novidade foi o ingresso de Caiçara na rota turística “Circuito Junino do Brejo” que, além de Caiçara, abrangia os festejos de Serraria, Bananeiras, Borborema, Solânea, Belém.

Toda a Paraíba comemorou em 2019 o centenário de Jackson do Pandeiro e esse foi o tema do São Pedro daquele ano. Mais uma vez houve parceria com Jocelino Tomaz (pesquisador e divulgador da obra de Jackson) e o Grupo Atitude, ONG com ações culturais e educacionais que o mesmo coordena. Assim, tivemos uma exposição do acervo de Jocelino sobre Jackson do Pandeiro e o lançamento do seu livreto de sua autoria “100 Fatos dos 100 anos de Jackson do Pandeiro”, lançado com apoio da prefeitura de Caiçara. Nesse ano Caiçara também sediou o Festival de Quadrilhas do Brejo (15/06) e seguiu fazendo parte do “Circuito Junino do Brejo”. Os dias da festa de São Pedro foram 28 e 29 de junho com as atrações Os Filhos de Jackson, Forró de Mala e Cuia, Brasas do Forró, Forró de Cabo a Rabo e Henry Freitas. A homenagem a Jackson teve ótima repercussão na mídia com matéria da TV Cabo Branco e publicação em jornal e vários sites.

Em 2020, com a pandemia de Covid 19, não tivemos festa. Houve uma live organizada por “Ewerthynho” (TV Caiçara) com Ivanildo Sanfoneiro, a dupla Zé Artur e Emilly Raissa e participação de Jocelino falando sobre os 30 anos do São Pedro.

TEXTO E FOTOS: @jocelinotomaztv

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support