Orientações sobre o Coronavirus

Em virtude da pandemia do coronavírus, uma doença viral respiratória que vem nos trazendo grandes preocupações e assolando todo o país, a Secretaria Municipal de Saúde de Caiçara, resolveu adotar medidas de prevenção contra sua disseminação. Não queremos causar pânico, mas se faz necessário adotarmos medidas de prevenção, ressaltando que é de extrema importância a colaboração da população. Queremos nesse momento pedir o apoio e colaboração da população sobre as medidas que serão adotadas neste momento, inicialmente nos serviços de saúde.

1- Será obrigatório realizar higienização das mãos ao adentrar em qualquer Unidade de Saúde. Será disponibilizado álcool 70% em gel para todos os usuários na recepção.

2- Pacientes com sintomas de resfriado leve como, tosse, coriza e espirros, recomendamos ficar em casa, ter repouso, beber bastante liquido, evitar contato com pessoas e aglomerações. Caso o quadro clinico não tenha melhoras ou apresente dispneia (falta de ar) deverá procurar assistência médica.

3- Pacientes com sintomas de resfriado que comparecerem nas Unidade de Saúde, receberão mascara no setor de triagem e terá atendimento prioritário.

4- Os atendimentos com médico clinico nos PSFs, serão centralizados em casos mais necessários para evitar aglomeração de pessoas.

5- O atendimento com Protético (Próteses Dentária) será temporariamente suspenso.

6- Os atendimentos em Odontologia serão restritos, dando prioridade apenas em situações de urgência.

7- As atividades da Academia de Saúde serão suspensas, tendo em vista que seu público alvo são idosos.

8- Os serviços de fisioterapia serão suspensos, tendo em vista que seu público alvo são idosos.

9- Atividades coletivas desenvolvidas por equipe multiprofissional serão suspensas.

10- As salas de observação das Unidades Básicas de Saúde terão seu uso restrito, evitando aglomeração e permanência de crianças, idosos, gestantes, hipertensos e diabéticos.

11- Os usuários de transporte coletivo da Saúde, serão obrigados a higienizar as mãos antes de entrar no veículo e utilizar mascaras descartáveis durante sua permanência no mesmo, ao retornar ao veículo, repetir o mesmo procedimento.

12- Pessoas com sintomas de resfriado, será recomendado a não utilização de transporte público, exceto em casos de urgência.

13- Alertamos que a qualquer momento, a disponibilidade de transporte de uso coletivo do Município poderá ser suspensa para atendimentos eletivos, os não urgentes.

Lembramos que essas medidas poderão sofrer alterações a qualquer momento, de acordo com os acontecimentos futuros.

Pedimos a colaboração de todos, e assim temos certeza que estaremos fazendo o melhor.

LEMBRAMOS que o Estado da Paraíba disponibilizou número de telefone para tirar dúvidas sobre o CORONAVÍRUS com atendimento 24 horas.

Telefone: 83-9.9146-9790

COMPARTILHAR